domingo, 12 de junho de 2011

Caminhos da Música

Foi com espanto que recebi a notícia, via Facebook, do fim do Programa "Na Outra Margem", da autoria da jornalista Manuela Paraíso.

O facto de muita gente ter, de imediato, dado todo o seu apoio para que a jornalista continue o seu trabalho num futuro próximo, revela que este programa era seguido e ouvido por muita gente e que teria um grande nível de participação por parte dos profissionais e amantes da Música Erudita.

Há que ter esperança que esta e outras situações sejam resolvidas e que se dê mais apoio a quem, por sua vez, apoia e divulga esses profissionais. Fala-se tanto em projectos e iniciativas de "indústrias criativas", por exemplo, mas não podemos andar sempre a criar iniciativas e projectos, no sentido lato dos termos. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa (8ª edição) projecto significa (entre outras definições): plano para a realização de um ato; esboço, desígnio, tenção. E iniciativa, de acordo com a mesma edição: ato de ser o primeiro a pôr em prática uma acção, uma ideia, etc.; diligência; actividade.

Ou seja, para que não me interpretem mal, sou plenamente a favor de todas as formas de divulgação e plataformas (como agora se diz) mas dá a sensação que começamos sempre do zero, raras vezes se mantêm "projectos" durante muito tempo. Parecem sempre muito efémeros.
É este sentimento que me assola quando acontece este tipo de frustrações.

Durante a campanha para as eleições legislativas, não foi possível ouvir uma só palavra de propostas para a cultura, não houve debates em áreas específicas que não fossem de economia, finanças ou "estado social". Não se falou das promessas, das aventuras na remodelação (ou suposta remodelação) do parque escolar, em especial do artístico.Não houve uma palavra no que respeita à sua visão para a defesa (ou não) da cultura nas mãos do Estado, seja ele de ideologia de direita ou de esquerda; no estado da Arte, no papel que ela pode ter no PIB.

A diferença entre povos vê-se pela sua cultura, em todos os domínios da vida. Porque ainda acredito que a cultura, e neste caso a Música, faz todo o sentido que faça parte integrante da vida.

A minha Lista de blogues

Seguidores

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
"(...) as leis não têm força contra os hábitos da nação; (...) só dos anos pode esperar-se o verdadeiro remédio, não se perdendo um instante em vigiar pela educação pública; porque, para mudar os costumes e os hábitos de uma nação, é necessário formar em certo modo uma nova geração, e inspirar-lhe novos princípios." - José Acúrsio das Neves