Quando um aluno, após múltiplas tentativas de lhe fornecer técnicas para poder tocar determinada passagem, não consegue fazer o que lhe pedimos, empurra-nos para a angústia, em que vemos o tempo passar e nada alcançar.
Decidimos parar, refrescar a memória, visual e auditiva, nossa e do aluno, deixamo-lo ouvir outros alunos.
Mas o tempo da aula termina, temos que ver outros aprendizes de um outro instrumento.
(...)
Voltamos à sala. O aluno em questão lá permanece.
"Rapaz, toca de novo aquela pssagem, da página x. Só tens uma oportunidade. Força!"
E eis que, por milagre, tudo bate certo, sem truques, sem ser "a acertar, ao calhas". A felicidade ressurge nos nossos olhares.
O trabalho tinha sido bem feito.
A recompensa virá.
Having Eaten the Red Pill, the Scales then Never Stop Falling from the Eyes
-
Commenter Uriel Angeli suggested that a recent comment of mine should be
promoted to a post of its own. In the post to which I added that comment, I
had wr...
Há 3 horas