sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Recordações de um Concerto ( II )

Que excelente concerto aquele que tive o privilégio de presenciar ontem à noite na Casa da Música. Tocou, a solo, o gentleman Senhor Pianista húngaro András Schiff, uma única peça, uma autêntica "Bíblia" para a música de tecla de todos os tempos, de 1741, com a duracção aproximada de 70 minutos.

Variações Goldberg, BWV 988, de Johann Sebastian Bach (título apócrifo, já que pelo autor foi designada como "Ária com diversas variações para cravo com dois teclados. Composição para os amadores para a recriação do seu espírito").

Interpretada sem intervalo, com 2 paragens entre secções, por forma a mostrar diferenças de carácter e estrutura e também para o descanso do artista (que conseguiu encontrar muitíssimo bem em que variações descansar, com outras a exibirem todo o seu fulgor) e dos ouvintes.

Só que logo na primeira paragem, mesmo mantendo as mãos sobre o teclado, quando está prestes a voltar ao "seu" mundo, eis que alguém se lembra (mas que raios foi aquilo) de bater palmas, só porque não havia som há mais de 20 segundos. Chiça, no programa dizia SEM INTERVALO. E outro bronco que se lembrou de gritar "SCHIUU, pouco barulho", com sotaque meio labrego. Ahhh que lástima.

Mas voltando ao que mais interessa, 2 pormaiores a reter:
I - Tudo foi tocado sem um único uso, mesmo que ao de leve, do pedal da direita (1), com um cuidado para Legato (2) absoluto e Harmonias tão bem entrelaçadas umas nas outras que só apetecia ficar ali horas a ouvi-lo. Tudo com uma clareza infinita, jogo/cruzamento de mãos parfait e, muitas e divertidíssimas vezes, uso de ornamentação (3) fora do vulgar, delirantes, virtuosas, cheias de charme e de sentido estético.
II - Há um momento que me ficou na memória de muita gente: O uso do Pedal da esquerda (4) numa das variações, em que faz toda a diferença, mudança radical para outro tipo de leveza, criando mais um vasto patamar rico de cores, significando isto outras dinâmicas (5), mais subtilezas e capacidade para mostrar outras vozes que de outra forma iríamos ouvir só como "recheio de harmonia" (6).

Fiquei encantado. Valeu mesmo muito a pena ter aguardado para ver este pianista ao vivo. Para quem queira repetir a dose ou descobrir esta "doce personagem" aqui fica uma parte de uma das suas interpretações desta peça.

Nota: Os elementos musicais seguidos de um número entre parêntesis irão ser abordados num próximo artigo.

A minha Lista de blogues

Seguidores

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
"(...) as leis não têm força contra os hábitos da nação; (...) só dos anos pode esperar-se o verdadeiro remédio, não se perdendo um instante em vigiar pela educação pública; porque, para mudar os costumes e os hábitos de uma nação, é necessário formar em certo modo uma nova geração, e inspirar-lhe novos princípios." - José Acúrsio das Neves