segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Novo Sermão da Montanha


Portugal assim dizia, 
Quasi sempre em dôr tamanha! 
Assim prégou aos seus filhos 
Novo Sermão da Montanha. 

Honra os teus Mortos. E' deles 
Que tu vens. Deves-lhe culto
Que são os vivos? - A Sombra 
Dos Mortos que fazem vulto. 

- Povo! Povo! eu chamo... Escuta. 
Repara em mim: vê e pasma! 
Sombra e chagas do que fui... 
Fiseram de mim um fantasma. 

Onde irei? A ser escravo? 
Velho e rôto vagabundo 
Aos encontrões, ás esmolas, 
Aos enxovalhos do mundo... 

Povo! em ti, confio e espero 
Como foi no tempo antigo. 
Has de salvar-me...Ou ao menos 
Saberás chorar comigo. 

Antonio Corrêa d'Oliveira

agradecimentos a Cristina Ribeiro

A minha Lista de blogues

Seguidores

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
"(...) as leis não têm força contra os hábitos da nação; (...) só dos anos pode esperar-se o verdadeiro remédio, não se perdendo um instante em vigiar pela educação pública; porque, para mudar os costumes e os hábitos de uma nação, é necessário formar em certo modo uma nova geração, e inspirar-lhe novos princípios." - José Acúrsio das Neves