quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Impoluto

"Era para mim a imagem do 'espírito prussiano' no que tem de melhor. Era simples, austero, com um enorme sentido do dever e politicamente incorruptível. Quando lhe perguntei porquê, respondeu-me: 'Não quero viver melhor do que os meus soldados.' Quando me disse isto, há muito que já não comandava tropas. Mas continuava a viver como um soldado, apesar dos nazis lhe terem retirado todos os comandos em 1939. Viver como um soldado queria dizer manter-se impoluto, impávido, independente em relação à época e às suas vicissitudes; belo fio condutor para uma vida inteira, sobretudo nos tempos conturbados que a Alemanha atravessou durante cinquenta anos."

Conde August von Kageneck sobre o Príncipe Óscar da Prússia, conforme citado em "O Século de 1914", de Dominique Venner. Porto: Civilização Editora, pág. 48

A minha Lista de blogues

Seguidores

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
"(...) as leis não têm força contra os hábitos da nação; (...) só dos anos pode esperar-se o verdadeiro remédio, não se perdendo um instante em vigiar pela educação pública; porque, para mudar os costumes e os hábitos de uma nação, é necessário formar em certo modo uma nova geração, e inspirar-lhe novos princípios." - José Acúrsio das Neves