sábado, 31 de outubro de 2015

Acção e Pensamento

Horácio Vilela merece toda a publicidade por esta iniciativa. Dentro do pensamento independente da direita há um excedente de meninos com manias aristocráticas que vivem da fama rebelde do Politicamente Incorrecto. Remetem-se depois ao sofá, à guerrilha de teclado e ao azedume que espalham pelos seus correlegionários, empatando aquilo para o qual nada fazem por cultivar. Na sua vida de enfants terribles só há movimento e esforço para aquilo que lhes agrada e só enquanto lhes agradar.
O verdadeiro sacrifício de tempo, meios e saúde está nestas acções de divulgação, de manifestação política, de empenho em servir as instituições nacionais e ocupar, assim, um espaço de proeminência suficientemente visível para incomodar o poder estabelecido por detrás das câmaras e dos parlamentos, nos bastidores das Lojas e das sedes partidárias.
Na teoria só saltam as incongruências das doutrinas e as rivalidades pessoais - na acção é que se realiza a verdadeira política, é que se foram os verdadeiros laços de união e lealdade.
De salientar que Horácio Vilela falou abertamente em patriotismo, nas nossas raízes cristãs e na família lusa como guias da sua acção, uma acção que visa combater o descrédito nacional e a irresponsabilidade orçamental de uma Esquerda que vai deitar por terra os esforços dos últimos anos. Acção, por Portugal e pelos portugueses, pela integridade da Pátria e pelos negócios, vidas e sacrifícios dos portugueses, apoiada por um discurso limpo e sincero.
Além da minha admiração, revelo também a minha inveja, em competição amigável e construtiva, por não ter sido eu a dizer estas palavras:

"Não sou, nem nunca fui, militante de qualquer partido. Sou patriota, e como tal o meu partido é o bem de Portugal.
Há uma palavra que só existe em português e que exprime bem o ideal que Portugal deve reincarnar, a ‹‹saudade››. Esta palavra traduz um sentimento há muito perdido, de sentir falta de algo que ainda não conhecemos, que nos motiva para um regresso ao desconhecido, que nos dá o espírito do descobrimento. É a este espírito que os portugueses devem de regressar, o espírito de levar a pátria ao progresso mesmo não conhecendo o seu porto. Penso que o suporte ideal para tal espírito proliferar é o da liberdade e do dever. A liberdade para descobrir e o dever de o cumprir.
Portugal deve construir um sistema político que espelhe a sua pátria e não um franchise estrangeiro como o que actualmente vigora, que aliás não considero sequer o melhor exemplo para adoptar. Com muito melhores olhos vejo o sistema tripartido inglês de Monarquia, Câmara dos Lordes e Câmara dos Comuns. Os portugueses e principalmente os portugueses com voz política devem questionar-se se há hoje em Portugal um sistema em que a virtude reja e dirija. Se não o considerarem, como eu, tratem de promover o necessário para que tal se manifeste no futuro. Não em disputas partidárias mas na gestação de um novo sistema, um genuinamente português."

A minha Lista de blogues

Seguidores

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
"(...) as leis não têm força contra os hábitos da nação; (...) só dos anos pode esperar-se o verdadeiro remédio, não se perdendo um instante em vigiar pela educação pública; porque, para mudar os costumes e os hábitos de uma nação, é necessário formar em certo modo uma nova geração, e inspirar-lhe novos princípios." - José Acúrsio das Neves