segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Valores de direita?

Depois da suposta deriva centrista do CDS com a candidatura de Assunção Cristas, a direita liberal está em polvorosa com as últimas declarações social-democratas de Pedro Passos Coelho. Fala-se do retorno à direita socialista de 1976, ao abandono dos valores de direita. 
Que valores são estes? Estamos a falar do valor da subsidiariedade, que valoriza a sociedade civil sobre o Estado, ou do valor da privatização selvagem, que substitui a Nação pela Empresa?
Ser de direita é, antes de qualquer teoria económica, preservar o político sobre o económico - fortalecer as instituições da nação, estatais e não estatais, públicas e privadas, no serviço do Bem Comum. Não tem nada a ver com uma certa necessidade imperiosa de certa "direita" em privatizar o próprio ar. A privatização é um mecanismo ao serviço dos Estados, não são os Estados que estão ao serviço das privatizações.
Enfim, só um pequeno lembrete. Boa semana a todos.

A minha Lista de blogues

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
"(...) as leis não têm força contra os hábitos da nação; (...) só dos anos pode esperar-se o verdadeiro remédio, não se perdendo um instante em vigiar pela educação pública; porque, para mudar os costumes e os hábitos de uma nação, é necessário formar em certo modo uma nova geração, e inspirar-lhe novos princípios." - José Acúrsio das Neves