quarta-feira, 16 de julho de 2014

Liberté, Egalité, Beyoncé.


"(...) O ódio é um móbil poderoso e neste país pode haver muitas coisas confusas, mas duas delas são diáfanas como a luz do dia: os Espanhóis sabem morrer e sabem odiar como ninguém. Pode ter a certeza que os meus compatriotas virão atrás de mim. O mais curioso é que, quando analiso a questão a fundo, não sou capaz de os culpar por isso.
- É terrível! - comentou Frederic, indignado.
Dom Álvaro olhou para ele com genuína surpresa.
- Terrível? Por que motivo há-de ser terrível? Você engana-se, jovem. Não, não, nada disso. É Espanha, simplesmente. Para o entender seria preciso ter nascido cá."

O Hussardo, Arturo Pérez-Reverte

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Despertar

Um Risorgimento significa um despertar intelectual. Esta vontade tem os seus efeitos não apenas nas artes, mas na vida, na política, na economia. Se pareço demasiado enfático quanto à condição das artes sou-o tão somente devido ao facto de a arte ser mais rápida e aparente na resposta a um movimento intelectual do que as instituições, e não porque haja uma razão mais ponderada que lhe confira primazia.
Um Risorgimento implica todo um conjunto de emancipações; de ideias, de estultícias, de condições e de tiranias da pecúnia e do sabre."

Ezra Pound, Patria Mia

A minha Lista de blogues

Seguidores

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
"(...) as leis não têm força contra os hábitos da nação; (...) só dos anos pode esperar-se o verdadeiro remédio, não se perdendo um instante em vigiar pela educação pública; porque, para mudar os costumes e os hábitos de uma nação, é necessário formar em certo modo uma nova geração, e inspirar-lhe novos princípios." - José Acúrsio das Neves